Reuniões

Quem somos

O Lions Clube International é uma das maiores organizações internacional de clubes de serviço do mundo, voltada para serviços humanitários, fundada por Melvin Jones. Seus membros, denominados como "Companheiro Leão" ou "Companheira Leão" são associados aos Lions Clubes espalhados pelo mundo.

São mais de 1,4 milhão de homens e mulheres realizando exames de vista e de saúde, construindo parques, apoiando hospitais oftalmológicos, concedendo bolsas de estudo, auxiliando jovens, distribuindo cestas básicas, dando apoio a entidades filantrópicas, fornecendo ajuda em momentos de catástrofes e muito mais.

Lions Clubs International foi fundada nos Estados Unidos em 1917 por Melvin Jones e se tornou internacional em 1920, quando foi fundado um Lions Club no Canadá.

Atualmente, existem quase 50.000 Lions Clubs espalhados por 206 países do mundo.

Sob a égide de Lions Clubs Internacional e Lions Clubes locais, são organizados os LEO Clubes: organizações de serviço voltadas à juventude, nos moldes do Leonismo. No Brasil ainda existe o Clube de Castores, que foi o primeiro Clube de Serviços Juvenil do Brasil e a primeira organização de serviços voltados à juventude no mundo, funcionando desde 1963 trabalhando a imagem e semelhança do Lions no apoio à comunidade com trabalhos sociais.

 

História

 

Início em 1917:

Melvin Jones, um empresário de Chicago de 38 anos, fez uma pergunta simples, que foi capaz de mudar o mundo: e se as pessoas usassem seus talentos trabalhando pela melhoria da comunidade em que vivem? Mais de 100 anos depois, o Lions Clubs International é a maior organização de clubes de serviço do mundo, com 1,35 milhão de sócios em mais de 49.000 clubes e inúmeras histórias de Leões agindo pelo mesmo ideal: vamos melhorar nossas comunidades!

 

Após contato com grupos semelhantes nos Estados Unidos, foi realizada uma reunião organizacional em 7 de junho de 1917 em Chicago, Illinois, EUA. O novo grupo adotou o nome de um dos grupos convidados, a "Associação de Lions Clubes", e uma convenção nacional foi realizada em Dallas, Texas (EUA), em outubro do mesmo ano. Um estatuto, regulamentos, objetivos e um código de ética foram aprovados.

Em três anos, o Lions tornou-se uma organização internacional. Desde então, já nos tornamos referência pela nossa integridade e transparência. Somos uma organização bem administrada, com uma visão sólida, uma missão bem definida e uma longa história que nos enche de orgulho.

 

Internacionalização 1920:

Apenas três anos depois de ser fundado, o Lions tornou-se internacional com a fundação do primeiro clube no Canadá. Depois foi a vez do México, em 1927. Nas décadas de 50 e 60 a expansão internacional intensificou-se com clubes novos na Europa, Ásia e África.

Erradicação da cegueira 1925: 

Helen Keller discursou na Convenção do Lions Clubs International em Cedar Point, no estado de Ohio, EUA, e desafiou os Leões a se tornarem "paladinos dos cegos na cruzada contra a escuridão". Desde então, temos trabalhado incansavelmente para ajudar os cegos e deficientes visuais.

 

Nações Unidas 1945:

O ideal de uma organização internacional é exemplificado pela nossa relação duradoura com as Nações Unidas. Fomos umas das primeiras organizações não-governamentais a serem convidadas para colaborar na elaboração da Carta Constitutiva da ONU, e desde então sempre apoiamos o seu trabalho.

 

Organização de programas juvenis 1957:

No final da década de 1950, criamos o Programa Leo para oferecer aos jovens do mundo todo uma oportunidade de desenvolvimento pessoal através do voluntariado. Há cerca de 144 mil Leos e 5.700 Leo Clubes em mais de 140 países em todo o mundo.

 

A nossa Fundação 1968:

A Lions Clubs International Foundation auxilia os Leões em projetos humanitários globais ou locais de grande proporções. Através da Fundação, os Leões atendem às necessidades da comunidade em que vivem e também de outras comunidades pelo mundo.

 

Lançamento do SightFirst 1990:

Por meio do SightFirst, o Lions está restituindo a visão e prevenindo a cegueira em escala mundial. Lançada em 1990, os Leões já arrecadaram mais de US$ 346 milhões para esta iniciativa. O SightFirst combate as principais causas da cegueira: catarata, tracoma, oncocercose (cegueira dos rios), cegueira infantil, retinopatia diabética e glaucoma.

 

Extensão do nosso alcance Hoje:

O Lions Clubs International amplia sua missão de serviço a cada dia – nas comunidades locais e em todos os cantos do mundo. As necessidades são imensas e os nossos serviços variados, abrangendo desde a visão, saúde, juventude, idosos até o meio ambiente e auxílio humanitário para vítimas de catástrofes. Nossa rede internacional cresceu e já abrange mais de 207 países e regiões geográficas.

 

​O que temos a oferecer

Melhorando as comunidades locais e o mundo

Ser parte de algo maior significa muito para nossos sócios. É por isso que nós trabalhamos em iniciativas globais voltadas para a juventude, para promover a saúde e ajudar vítimas de catástrofes que assolam comunidades do mundo todo. Navegue em nossa coleção de histórias para saber mais sobre os projetos sob a perspectiva dos envolvidos: as pessoas carentes e os Leões que ajudaram. E veja como nossos projetos melhoram as comunidades e vidas em todo o mundo.

 

Preparação de Crianças para a Escola:

Como professoras na Escola de Ensino Básico de Middletown na Virgínia, Pam Coffman e Heather Smelser perceberam um hiato em aprendizagem entre crianças que haviam frequentado a pré-escola em relação àquelas que não frequentaram. Acadêmica, social ou emocionalmente, havia muitos alunos que simplesmente não estavam prontos para a escola quando começavam a frequentar o jardim de infância. Os pais que não podiam arcar com a pré-escola tradicional tinham poucas opções que preparassem seus filhos para o primeiro dia.

 

Os Leões entram em cena:

Pam e Heather se juntaram ao Lions Clube através de Wayne Davis, ex-diretor da Escola de Ensino Básico de Middletown, que era um sócio muito ativo do Lions Clube. Juntos, eles formaram o Lions Clube Children First, um clube especial que foca nas necessidades educacionais de crianças durante os anos anteriores ao jardim de infância. Os Leões forneceram aos voluntários e à comunidade os recursos necessários para o programa Pequenos Leões começar e mantê-lo bem sucedido. 

O programa é gratuito para a comunidade e requer que os pais se envolvam na educação inicial de seus filhos. Reunindo-se duas vezes por mês na escola de ensino básico, os Pequenos Leões ensinam habilidades fundamentais como o uso de tesouras, como segurar lápis, revezar e rimar palavras. Ao fazer o programa na escola, as crianças se acostumam com o prédio, com os professores e com o ambiente da sala de aula, e não ficam sobrecarregadas em seu primeiro dia no jardim de infância. 

 

Prontos para aprender:

O programa Pequenos Leões começou apenas com o comparecimento de algumas crianças e seus pais. Agora pelo menos 10 crianças comparecem por sessão. Quando se aproxima o primeiro dia de aula elas estão seguras sala de aula depois de se familiarizarem com as pessoas e o ambiente. “Agora as crianças sentam e ouvem uma história completa,” afirmou Marjorie Davis, sócia do Lions Clube Children First. “Os pais veem um enorme diferença, no que se refere a seguir instruções e ouvir. E quando as crianças vão para a escola elas são mais bem sucedidas.”

 

 

Essa é a Missão

História

A Associação Internacional de Lions Clubes teve início como um ideal de Melvin Jones, corretor de seguros de Chicago que pertencia ao "Business Circle of Chicago". Ele acreditava que os clubes locais de homens de negócios, deveriam ampliar seus horizontes, deixando de lado as atividades de ordem estritamente profissional, para dedicar-se à melhoria de suas comunidades e do mundo em geral.

Após alguns contatos com grupos semelhantes, nos Estados Unidos, foi convocada uma reunião de organização para 07 de junho de 1917, em Chicago, Illinois, EUA. Foi neste dia que o novo grupo adotou o nome de um dos convidados, Associação de Lions Clubes e, em outubro daquele mesmo ano foi realizada uma Convenção Nacional em Dallas, Texas-EUA, que contou com a participação de 36 Delegados representando 22 Clubes provenientes de 9 Estados. Começou a ser definido o que viria a ser a Associação: foram aprovados o Estatuto, Regulamentos, Objetivos e o Código de Ética. Entre os objetivos adotados no início da sua história havia um que dizia: "Nenhum Clube terá como objetivo a melhoria financeira de seus Sócios." E sim de servir ao próximo sem fins de proveito pessoal” e este é um dos princípios  fundamentais permanece até hoje na Associação. O Dr. W.P. Woods da Cidade de Evansville, Indiana, EUA, foi eleito como o primeiro Presidente, sendo secretariado por Melvin Jones. Em apenas 3 anos, após a sua organização, a Associação se tornou internacional, quando se fundou o primeiro clube no Canadá. Durante as décadas de 1950 e 1960, a expansão internacional continuou à medida que clubes foram organizados, principalmente na Europa, Ásia e África.

Entre seus preceitos está o de “Criar e fomentar um espírito de compreensão entre todos os povos para atender às necessidades humanitárias oferecendo serviço voluntário através do envolvimento na Comunidade e da Cooperação Internacional”.

Em 1925 o Lions aceitou o desafio de Helen Keller, lançado em seu discurso aos membros do clube de serviço na convenção internacional em Cedar Point, Ohio, EUA, quando os desafiou a se tornarem os “paladinos dos cegos na cruzada contra a escuridão”. A partir deste momento, os Lions clubes têm se envolvido ativamente no serviço em prol dos cegos e deficientes visuais. Ampliando o seu papel no campo da compreensão internacional, a associação ajudou em 1945 as Nações Unidas a estabelecer as seções das Organizações Não-Governamentais e continua a manter o seu status de consultor perante esta organização.

No Brasil, em dezembro de 1951, os Lions Clubes de Montevidéu, contando com a visita do brasileiro ARMANDO FAJARDO, que fora assistir a uma prova turística que levara seu nome, e ele fora convidado para conhecer a Associação e fundar o Leonismo em nosso País. Assim, os primeiros entendimentos ocorreram no aeroporto de Carrasco, tendo Fajardo, a partir dali, sido credenciado para tão elevada missão. No Rio de Janeiro, Armando Fajardo, homem de negócios e de grande relacionamento social, não teve dificuldades para alcançar seu objetivo, consagrado em 16 de abril de 1952 (Dia do Leonismo Nacional, pela Resolução 13, da II Convenção), quando em almoço realizado no Jockey Clube Brasileiro, Companheiros receberam o título e o distintivo de Leões.
Em 1990 os Leões lançaram a sua mais enérgica ofensiva para a conservação da visão, o Programa SightFirst. Este programa, de pensamento Global e atuação Local, procura livrar o mundo da cegueira evitável e reversível, assistindo aos serviços de cuidados da saúde que estão desesperadamente carecendo de atenção. 

Além dos programas em prol da visão, o Lions Clubes Internacional se comprometeu a proporcionar serviços aos jovens. Os Lions clubes também se empenham na melhoria das condições do meio ambiente, construção de habitações para deficientes, conscientização acerca da diabete, programas para o deficiente auditivo e, através da sua fundação, prestam ajuda às vítimas de catástrofes em todo o mundo.

Quando uma região passa por calamidades o Lions Internacional se faz presente com alma e coração, sendo sempre a primeira organização não governamental a oferecer, e dar, apoio econômico e material. Porém, o que diferencia o Lions das outras organizações é seu compromisso de longo prazo e o fato de 100% de cada doação ser destinado diretamente a esses projetos, que são realizados por Leões da comunidade.

Poucas pessoas no mundo conheciam o significado da palavra Tsunami. A população da Tailândia, Índia, Indonésia e Sri Lanka conheceram não apenas o significado: conheceram sua força devastadora. Ali o Lions se fez presente doando mais de 15 milhões de dólares para trabalhos de reconstrução de longo prazo nesses quatro países, reconstruindo casas, além da construção de centros comunitários, de saúde, escolas e orfanatos.

De Tsunamis na Ásia a terremotos na China, Haiti, inundações no Sul do Brasil, na Zona da Mata Mineira. Onde está a necessidade, ali está o Lions.


Desde aqueles primeiros anos, a Associação tem crescido no mundo todo. Os Leões fazem parte de clubes de serviço à comunidade, dedicados à ideia de que homens e mulheres que vivem numa comunidade estão na posição de saber quem precisa de ajuda e porque. Estes clubes locais, mais de 45.000, fazem parte da maior organização de clubes de serviço do mundo, com 1,4 milhão de associados servindo em 200 países e áreas geográficas. A Associação não tem nenhuma afiliação política.

 

Viçosa

O Lions Clube de Viçosa fundado em 29 de outubro de 1968, tem uma extensa folha de serviços prestados à Terra de Santa Rita e de Bernardes, e quereremos que você conheça algumas delas: A criação do primeiro banco de sangue de Viçosa; Formação da incubadora do hospital São Sebastião; Construção da capela mortuária do Hospital São João Batista;  Aquisição e doação do terreno para a construção da Escola Madre Santa Face; Reforma da cadeia pública e construção de celas para albergados; Doação de 4.000 dólares para a campanha sight-first (Visão Primeiro)- o maior projeto mundial de Lions para o tratamento de doenças da visão, em especial catarata e glaucoma; Doação de 75.000 dólares para construção do CTI do Hospital São João Batista;  Plantio de 900 árvores na avenida Marechal Castello Branco; Passeio ciclístico em prol da paz e cidadania; Campanha de prevenção contra o câncer de mama; Campanha de natal com doação de alimentos à pessoas carentes; Bazares beneficentes e Campanhas de cidadania: drogas, fumos, diabetes, civismo, conscientização acerca da Pessoa com Deficiência; Patrocino do projeto Leãozinho bom de bola; Inúmeras feiras de saúde em viçosa e cidades vizinhas com testes de acuidade visual, diabetes, pressão arterial, cortes de cabelos, expedição de documentos, recreação, palestras; Doações de óculos, medicamentos, exames de raio x, aparelhos ortopédicos, máquinas de costura, roupas, cobertores, calçados, bolsas de estudo, material e outros.

Como podem apreciar, nossas ações beneficiam importantes entidades municipais que visam o bem estar e qualidade de vida de nossa população como o Lar dos Velhinhos, Aceak, APAE, Creches, Escolas Municipais e estaduais, Mão Amiga, SOS, Casa do Caminho, entre outras.

Parafraseando o Presidente do Conselho Diretor da Fundação de Lions Clubs International, Sid Scruggs “Continuo maravilhado e impressionado com a diferença positiva que estamos causando no mundo, graças às fantásticas iniciativas dos Leões”.

Existe uma passagem que me marcou muito como ser humano. Talvez, naquele momento ímpar, eu visualizei o verdadeiro sentido de ser Leão.

Com certeza, naquele momento ímpar, eu visualizei o verdadeiro sentido de ser sentido do nosso Lema: NÓS SERVIMOS

Durante minha viagem à África tive a felicidade de acompanhar durante uma semana ao Ex-Presidente de Lions Internacional, Al Brandel em suas palestras e conferências. Em uma oportunidade sua esposa, Mauren, falou da inauguração, no Kênia, de um banco de córneas patrocinado pelo Lions Clube. Ao perguntar a uma senhora que havia feito um transplante qual sua maior alegria ao voltar a ver ela respondeu: Ver, pela primeira vez em minha vida, o sorriso de meus filhos.

Apenas um detalhe: os filhos da senhora já eram adultos.

É isso que inspira os mais de 1.4 milhões de membros do Lions, ao redor do mundo, continuar a acreditar na construção de um mundo melhor.

Conheça mais sobre o Lions.

Venha fazer parte da maior organização mundial de voluntários.

Telefone: 031-986415352

Esperamos você

Um abraço

Leão José Castro lionjosecastro@gmail.com

 

Notícias de Lions Clubs International
Connect with Us Online
Twitter