CONHECENDO O LIONS CLUBE INTERNACIONAL
ASSOCIAÇÃO LIDER MUNDIAL EM AJUDA HUMANITÁRIA
Os Leões atendem às necessidades comunitárias do mundo inteiro, todos os dias, porque compartilham de uma crença fundamental - servir as comunidades locais.
Lions Clubs International é a maior organização de clubes de serviços do mundo. Possuímos mais de 1,35 milhão de sócios em mais de 45.000 clubes localizados em mais de 206 países e áreas geográficas.
Os Leões possuem uma história dinâmica. Fundado em 1927, Lions Clubs International é melhor conhecido pelo combate à cegueira, mas também prestamos trabalho voluntário em diferentes tipos de projetos junto às comunidades, como a preservação do meio ambiente, alimentação dos famintos e ajuda aos idosos e deficientes.
Os Leões proporcionam a visão. Realizando testes de visão, equipando hospitais e clínicas, distribuindo medicamentos e promovendo a conscientização sobre doenças oftalmológicas, os Leões trabalham para cumprir a missão de proporcionar visão a todos. Fundamentamos ainda mais o nosso compromisso com a conservação da visão por meio de incontáveis iniciativas locais, bem como por meio do Programa Internacional SightFirst, que tem por objetivo erradicar a cegueira.
Os Leões servem a juventude. Nossos projetos comunitários frequentemente apoiam crianças e escolas locais através de bolsas de estudos, recreação e mentoreamento. Em nível internacional, oferecemos vários programas, como o Concurso de Cartaz sobre a Paz, Acampamentos e Intercâmbios Juvenis e o Programa Lions Quest.
Nosso Programa Leo oferece à juventude do mundo inteiro uma oportunidade para crescimento pessoal através do voluntariado. Existem cerca de 144.000 Leos e 5.700 Leo clubes em mais de 140 países.
Os Leões concedem subsídios. Desde 1968, a Fundação de Lions Clubs International concedeu mais de US$ 700 milhões em subsídios para projetos humanitários em todo o mundo. LCIF foi também considerada a melhor organização não-governamental em 2007 por um estudo do Financial Times.
Os Leões Ajudam em Casos de Catástrofes. Juntos, nossa Fundação e os Leões estão ajudando as comunidades após catástrofes naturais, suprindo necessidades imediatas, como alimentos, água, roupas e medicamentos, bem como assistindo na reconstrução a longo prazo.
Os Leões estão prontos para agir. O nosso lema é "Nós Servimos." Os Leões integram uma rede mundial de serviços e fazem o que for necessário para ajudar as comunidades locais.
Para obter mais informações sobre Lions Clubs International, visite o site www.lionsclubs.org.
Lions Clubs International é a maior organização de clubes de serviços do mundo, com mais de 1,3 milhão de sócios em cerca de 45.000 clubes espalhados por 200 países e áreas geográficas.
LIONS CLUBE SÃO LUDGERO
1-Nome – ASSOCIAÇÃO LIONS CLUBE SÃO LUDGERO
2-Data Fundação – 10 DE MARÇO DE 1979
3-Entrega da Carta Constitutiva – 26 DE ABRIL DE 1979
4-Padrinho – ASSOCIAÇÃO LIONS CLUBE GRÃO PARÁ
5-PadrinhosFísicos - CL SEBASTIÃO SQUIZATTO
-CL GILIO JOSÉ SPILERE
6-Sócios Fundadores;
01 – CL Adirso João Vicente – DM Soraia
02 – CL Alberto Warmeling – DM Lúcia
03 – CL Aloisio Schlickmann – DM Terezinha
04 – CL André Weber – DM Célia
05 – CL Artêmio Volpato e DM Eduvirges
06 – CL Asteróide Rodrigues Pereira – DM Oliva
07 – CL Celito Schlickmann e DM Bernadete
08 – CL Darci De Pieri – DM Janete
09 – CL Donilo Della Giustina – DM Edite
10 – CL Edson Hobold – DM Zuleide
11 – CL Henrique Buss Neto – DM Terezinha
12 – CL Isidório Estevão da Rocha – DM Maria
13 – CL José Djair Sacaven -DM Neide
14 – CL José Schlickmann Roettgers – DM Cecília
15 – CL Pedro Cechinel – DM Vilma
16 – CL Raulino De Pieri – DM Luiza
17 – CL Ronaldo Brand – DM Berenice
18 – CL Silvino Schlickmann e DM Helena
19 – CL Theóphilo da Silva Cascaes – DM Lurdinha
20 – CL Tobias de Souza – DM Edir
21 – CL Vendolino Schulz Bruning – DM Maria
22 –CL Wilson Warmling e DM Maria Rita
A Associação Internacional de Lions Clubes nasceu como o sonho de um empresário, chamado Melvin Jones, no dia 07 de junho de 1917, em Chicago,EUA. Ele acreditava que os clubes comerciais locais deveriam expandir os seus horizontes de preocupações puramente profissionais, para o bem-estar das comunidades e do mundo como um todo. O único ponto da agenda, era a escolha do “nome” para a nova organização. Melvin Jones teve então a idéia de chamar a nova organização de “Lions”, pois estava convicto que o leão era forte, corajoso, fiel e vital.
O nome Lions dá idéia não só de fraternidade, companheirismo, força, caráter e propósito, mas, acima de tudo, a combinação das letras L-I-O-N-S transmite um verdadeiro significado de cidadania: liberdade, inteligência e segurança da nossa nação (Liberty, Intelligence, Our Nation’s Safety).
Desde tempos remotos, o leão tem sido símbolo de tudo o que era bom e, devido a esse simbolismo, o nome foi escolhido. Quatro qualidades notáveis (coragem, força, atitude e fidelidade) estão muito relacionadas com a adoção desse nome. A última delas, fidelidade, tem um significado profundo e peculiar para todos os Leões. O leão tem sido um símbolo de fidelidade em todas as horas e entre todas as nações, antigas e modernas. Ele significa lealdade a um amigo, a um princípio, a uma obrigação e a uma confiança.
O emblema consiste na Letra “L” dourada inscrito num circulo azul. Ao redor, uma área dourada circular com o perfil de dois Leões olhando para o centro. A palavra “Lions” aparece na parte superior e “International” na parte inferior. Os leões olham para o passado e para o futuro, mostrando o orgulho nas suas tradições e confiança no futuro. Quase 100 anos depois o Lions Clube Internacional é a maior organização de clubes de serviços do mundo com mais de 45 mil clubes.
Em 1986 durante uma convenção internacional, foi aprovado o ingresso da mulher no Lions com córum de 77% dos votos dos delegados.As domadoras como são chamadas, vem ocupando cargos importantes dentro dos Lions. Portanto, queridos companheiros(as), vamos dar as mãos e abraçar esta nobre causa com muita dignidade, respeito, persistência, atuação e muito amor.
“Nós aprendemos a voar como pássaros e a nadar como peixes, mas não aprendemos ainda a arte de viver como irmãos”.
“NÓS APRENDEMOS A VOAR COMO PÁSSAROS E A NADAR COMO PEIXES; MAS NÃO APRENDEMOS AINDA A ARTE DE VIVERMOS COMO IRMÃOS”. Martin Luther King
Texto baseado em informações extraídas do do site do Lions Clubs International – www.lionsclubs.org
VAMOS DAR AS MÃOS E ABRAÇAR ESTA NOBRE CAUSA COM MUITA DIGNIDADE, RESPEITO, DEDICAÇÃO, PERSISTÊNCIA, ATUAÇÃO E MUITO AMOR.
Significado do Sino e do Martelo
Uma pergunta que normalmente fazem os leões novos e aqueles que participam pela primeira vez de reuniões de um lions clube como convidados é qual a origem e significado do sino e do martelo no leonismo?
A resposta pode parecer um tanto óbvio, mas não é. O sino serve para chamar atenção dos associados e o martelo para bater no sino. Será só isso?
Cabe a todo leão exercer uma atividade dentro do organograma do clube, da associação do distrito e assim por diante. Um cargo que na verdade deve ser como um "encargo", é o de presidente do clube, pois sobre ele recai a responsabilidade de manter o clube unido pelos laços do companheirismo e da amizade desinteressada. Em qualquer reunião do clube o presidente é a maior autoridade distrital, é ele quem inicia ou encerra esta reunião, é ele quem pede silêncio, exercendo sua autoridade com o auxilio do sino. Quando o sino é acionado significa que todos devem fazer silêncio e prestar atenção, porque algo de muito importante está ou estará ocorrendo.
Em resumo, a função do sino é chamar a atenção.Todavia, o sino, de forma extremamente íntima está ligado ao martelo, um dos mais importantes, senão o mais importante instrumento utilizado por um dirigente de um lions clube.
O martelo, ou "malhete" que é a denominação correta deste instrumento de trabalho dos dirigentes de um clube de lions, é o símbolo de toda autoridade e do poder conferido por Deus aos governantes desde os faraós do antigo Egito à extinta união soviética, o malhete ou martelo, é utilizado como a insignia do governo.
O termo malhete tem origem no inglês"gaciel" provindo da palavra "gable" que significa espigão, nome mais ligado a forma do martelo propriamente dito, do que ao duplo machado ou acha antiga a que era associado.
Quem impunha o martelo ou malhete de dirigentes de qualquer instituição, está empunhando o insignife de governo, a insignia de ascendência a todos a que lhe são subordinados, a todos que estão sob sua direção. Isto significa tanto o juiz, aos leiloeiros, ao dirigente maçon, ao presidente de um clube rotário e de modo igual ao presidente de um clube de leões. Essa é pois a grande simbólica importância de malhete empunhado pelo dirigente durante as reuniões de um clube de lions.
Autor: Waldemar Albegretti, advogado e ex-secretário de Estado da Justiça do Paraná e produtor rural.