Reuniões
Associados

Ano Leonístico 2012/2013 - “Inclusão social: mesmos direitos, mesmas oportunidades diante da vida”.

DISCURSO DE POSSE do CL RONALDO SÉRGIO DA SILVA

Ilustríssimas autoridades, demais Companheiros, Domadoras, Companheira, Companheiros Rotarianos, Maçons, Pais, Irmãs, e Amigos. Boa noite a todos e a todas. Obrigado pela presença e pelo carinho.

Entendendo que deveremos manter sempre vivo o reconhecimento daqueles que foram responsáveis pela nossa existência, e daqueles que muito fizeram pelo bem de nossa comunidade – numa questão de justiça, de orgulho, e de gratidão - peço a todos que dediquemos um minuto de silêncio em homenagem aos nossos antepassados, em especial os nossos familiares de quem herdamos os sobrenomes, caráter e personalidade. E aos nossos CLs José Theobaldo Tollendal, CL José Antônio Lopes, CL Lídio Nusca, CaL Maria Ilza Rodriguês Marteleto (Nenêm), e CL Augustin Soliva, Presidente Internacional 96/97, que enalteceram o nome do Lions Clube.

Com intensa alegria e muita emoção esta solenidade, que manifesta a escolha livre e soberana do contingente da nossa entidade, revestiu-me com a honraria de assumir a Presidência do Lions Clube de Barbacena. Agradeço e digo que serei, junto com os valorosos e valiosos companheiros, companheiras e domadoras, um Leão pronto para as lides e lutas em prol das necessidades da nossa sociedade, neste Ano Leonístico 2012-2013.

Dou graças a Deus por me permitir a grandiosidade de viver a plenitude deste momento e desta existência, e aos meus pais, aqui presentes, que foram os agentes responsáveis por me trazer a este mundo. A Eles devo tudo que sou.

No meu caminhar por este Planeta, em sua grande maioria propiciada pela Força Aérea, da qual fiz parte por 30 anos, trabalhando na docência, elaboração de rotas aéreas, e na logística e construção de aeroportos na Amazônia, pude vivenciar a realidade do povo brasileiro, e de algumas regiões do Planeta.

Quanto mais eu vivenciava os diversos espaços geográficos, mais me sentia responsável em retribuir as graças recebidas em minha vida, que não foram poucas. Dentre elas cito a preciosidade de ter as minhas irmãs Roseli e Rosaléa, minhas sobrinhas Paula e Luísa, meus amados filhos Vitor e Ramon, e meus sinceros amigos aqui presentes.

Outra dádiva de grande expressão é ter conhecido minha Companheira e Madrinha de Lions, Maria Antônia Toneguzzo. Inclusive a principal “culpada” por eu estar aqui neste momento, pelo lobby exercito durante a votação.

Ao ser eleito por meus Companheiros não relutei em assumir, pois vi que a confiança em mim depositada, apesar do meu pouco tempo de Lions, seria uma maneira de ajudá-los na árdua e gratificante tarefa do Servir desinteressadamente.

A motivação veio ao ver surgir, a cada reunião e momentos de companheirismos, em que se encontrava o Lions Clube, o espaço para o exercício da minha missão.

Enquanto não encontrava o meu caminho na direção do Servir, fui me preparando para quando este momento se apresentasse. E quanto mais eu me especializava, graduava, pós-graduava, prosseguia no mestrado e me doutorava, via que era urgente a retribuição, porque o mundo exige que não sejamos omissos.

Hoje, vejo que não estou, e nunca estarei preparado, pois sozinho não conseguirei realizar nada, e, então, a parceria torna-se crucial.

Almejo executar a minha tarefa frente ao Lions de Barbacena com eficiência e eficácia, mas em parceria com os nossos Clubes de Serviços, tanto com os Lions Clubes de outros municípios, como com os nossos irmãos Rotarianos e entidades constituídas, e aqui representadas.

Já demos alguns passos nesse sentido: e o Lions Clube de Barbacena enviou um projeto para erradicar o analfabetismo e elevar o grau de instrução de nossa população à Superintendência de Educação.

Também, em parceria com a ACRESB, trabalhamos nos Distritos de Campolide e Colônia Rodrigo Silva com aproximadamente 150 crianças, na idade de 6 a 17 anos, desenvolvendo atividades esportivas, das quais 11 foram selecionadas para participar do 5º Campeonato Internacional de Futebol Infanto - Juvenil, o Brazil Futball Cup, a ser realizado em Juiz de Fora, no final deste mês de julho. Em andamento temos a oficina de artesanato para as mães das crianças assistidas, como melhoria de emprego e renda.

Os nossos desafios como Clube de Serviços são enormes e precisamos integrar uma rede de contatos e troca de experiências entre o poder público e a sociedade civil organizada para o enfrentamento ao crack e outras drogas.

Somando-se a este grande problema, vivemos em um município que tem mais de 40.000 pessoas vivendo com 1 salário mínimo mensal; 2000 domicílios com rendimento nominal mensal de 1/4 do salário mínimo; 22,85% de incidência de pobreza; 15.000 pessoas sem alfabetização; uma população residente de aproximadamente 7000 pessoas com deficiência motora; 3500 com deficiência mental/intelectual; 17000 com deficiência visual; 5000 pessoas com deficiência auditiva, além do trabalho infantil existente e não quantificado. No Meio Ambiente confirmamos o assoreamento e morte de inúmeras nascentes, além de residências sem rede de esgoto e fossas.

Estes são apenas alguns problemas que nos desafiam, pois vemos por trás deles a existência de uma enorme exclusão social.

Estes motivos, e nossa trajetória profissional e acadêmica, serviram para a elaboração do nosso Lema do Ano Leonístico 2012-2013: “Inclusão social: mesmos direitos, mesmas oportunidades diante da vida”.

Entendemos desta feita, que com as nossas parcerias poderemos cumprir a nossa missão, com altruísmo e dedicação.

Na prestação dos nossos serviços repudiaremos, de todas as formas, a vantagem injusta ou ação duvidosa.

Seremos sempre leais com os nossos irmãos e parceiros, tendo a ética como orientadora e balizadora dos nossos atos.

Os esforços por nós empreendidos estarão voltados para promover a boa cidadania, o bem estar cívico, cultural, social e moral da nossa sociedade, além de unir os Clubes com laços de amizade, companheirismo e compreensão recíproca. A prática da amizade será um fim e não um meio dos nossos propósitos, e nunca como resultado de favores mútuos.

Faremos tudo para ter sempre presente os deveres do cidadão com sua localidade, Estado e o País, dedicando-lhe, desinteressadamente, nosso tempo, nosso trabalho e nossos recursos.

Nossos trabalhos serão lastreados pela ajuda ao próximo, consolo ao aflito, fortalecimento do débil, e socorro ao necessitado.

Nós temos um sonho, que juntos poderemos erradicar a maioria dos problemas que afligem a nossa sociedade mostrando o que nós poderemos fazer por ela, e não esperarmos o que a sociedade pode fazer por nós.

Essa luta traz pouco sono, pouco dinheiro e muito sacrifício, mas estamos aqui para construir, reparar, ampliar e nunca destruir, cumprindo os objetivos do nosso Lions Clube e a Ética do Leão.

Muito Obrigado!

PRESIDENTE DO LIONS CLUBE DE BARBACENA

CL Ronaldo Sérgio da Silva

 

Lions Clubs International é a maior organização de clubes de serviço do mundo, com mais de 1,4 milhão de associados em aproximadamente 46.000 clubes localizados em mais de 200 países e áreas geográficas.

Notícias de Lions Clubs International
Connect with Us Online
Twitter