Reuniões

 

PROJETO ÁRVORES DA VIDA

A cada nascimento uma árvore é plantada

O projeto Árvores da Vida é desenvolvido há cinco anos pela professora de Geografia e Companheira Leão Inês Lourenço Augusto com a parceria do Lions Clube de Umuarama,  IAP-Instituto Ambiental do Paraná e do Viveiro Municipal no plantio e distribuição das mudas,  visando promover a consciência ambiental dos estudantes por meio do estudo da arborização e do reflorestamento em áreas urbanas, pelo plantio e distribuição de  uma muda de árvore a cada criança que nasce na cidade de Umuarama, Paraná, Brasil, objetivando, também, comemorar a vida com simbolismo, sentimento de preservação e compromisso coletivo com o futuro.

As ações do projeto se dão pelas seguintes etapas:

         visitas de alunos e professores às vias públicas, objetivando conhecer os espaços arborizados e possíveis áreas para plantio bem com as áreas a serem reflorestadas;

         observação dos problemas causados pelo plantio inadequado de árvores, o que provoca a destruição de calçadas;

         análise do espaçamento correto no plantio dessas árvores e altura das mesmas.

Posteriormente, participando de palestras realizadas por representantes do IAP – Instituto Ambiental do Paraná, os estudantes recebem informações básicas sobre árvores urbanas, demais tipos de vegetação, solos, microorganismos etc.,

            A partir dessas informações, orientados pela professora Inês, os alunos realizam pesquisas bibliográficas e na internet sobre espécies de plantas, preparação de solo e plantio, ampliando seus conhecimentos.

            Após a pesquisa, as professoras das disciplinas de Ciências e Geografia, colaboradoras do projeto, desenvolvem com os alunos o processo de preparação do solo e cultivo das mudas. Da mesma forma, a professora da disciplina de Artes trabalha com a decoração das embalagens e produção de cartões de felicitação (enviados aos pais de bebês no ato da entrega das mudas). A professora de Língua Portuguesa contribui com a produção de textos e poesias sobre o tema “arborização”.

            Com a implantação de uma estufa, as mudas são preparadas, também, pela professora Inês, com a colaboração de alunos, professores e funcionários do Colégio Estadual Tiradentes.

            O acondicionamento das mudas é feito em embalagens de material reciclado decoradas criativamente pelos alunos. Essas ações despertam o interesse deles pelo reflorestamento e a necessidade de se buscar alternativas de melhoria da condição ambiental da cidade, bem como do planeta.

            As mudas são entregues às assistentes sociais dos hospitais e maternidades que as distribuem aos pais, os quais podem plantá-las em sua residência ou em uma praça, homenageando as crianças recém-nascidas no município de Umuarama.

            O ato de plantar uma árvore em comemoração ao nascimento do filho desperta a idéia de um compromisso de todos com o futuro das novas gerações e remete ao comprometimento coletivo com a preservação do meio-ambiente

O Projeto Árvores da Vida deu ao  Lions Clube de Umuarama o Premio Farol, na categoria Melhor Projeto Ambiental, em solenidade realizada no dia 07/07/2011, durante a 94ª Convenção de Lions Clubes Internacional, em Seatlle, nos Estados Unidos.

O projeto permitiu que o Lions Clube de Umuarama fosse o vencedor do Premio Leones Adelante, no FOLAC- Fórum Latino Americano e do Caribe, na categoria Planejamento e Serviços, por duas vezes consecutivas.

Participou do Fórum Social Mundial de 2011, realizado em Dacar no Senegal, por ter sido vencedor do Prêmio "Aprender e Ensinar Tecnologias Sociais", promovido pela Revista Fórum e Fundação Banco do Brasil.

Foi um dos finalistas do Premio Voluntariado Transformador-Edição 2010.

O Projeto Árvores da Vida recebeu o Prêmio Fani Lerner, Edição 2011.  

O Prêmio Fani Lerner surgiu para valorizar iniciativas de instituições sociais que trabalham na melhoria da qualidade de vida das crianças de zero a doze anos. Concedido pelo Instituto Jaime Lerner, o Prêmio Fani Lerner é anual e destinado a entidades de todo o Paraná que apresentem iniciativas voltadas à promoção, proteção e defesa de direitos de crianças, criando um banco de projetos que poderá servir de exemplo para todo o Brasil. O Prêmio Fani Lerner ressalta a importância dos projetos desenvolvidos para essa faixa etária, quando cuidados e estímulos adequados tem um reflexo importante no desenvolvimento da criança. 

 

PROGRAMA VIDA LEITE

Produção leiteira de Umuarama pode zerar a emissão de carbono

O programa foi lançado no dia 05 de março de 2011, com a presença do ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro Filho, e tem como meta neutralizar o carbono gerado pela pecuária leiteira do município, através do plantio de árvores.

O Lions já realiza com sucesso o projeto Árvores da Vida em parceria com o IAP (Instituto Ambiental do Paraná), hospitais e a maternidade municipal, que distribui uma muda para a família de cada criança que nasce em Umuarama. O projeto é desenvolvido no Colégio Estadual Tiradentes de Umuarama-PR. A iniciativa será levada agora para o meio rural.

 Estudos apontam que três árvores são necessárias para absorver o gás gerado anualmente por um bovino. Com isso, cerca de 30 árvores devem ser plantadas para cada novilho que nascer no município, através do Programa de Inseminação Artificial (PIA), ou também em outras propriedades, cujos produtores que se interessarem.

Além da questão ambiental, o programa prevê retorno financeiro aos produtores. Uma das variedades escolhidas é o eucalipto, pois além de ajudar a neutralizar o carbono gerado pela pecuária leiteira, o produtor vai lucrar ao vender a madeira – já que a variedade tem ampla utilização comercial, transformando numa grande poupança verde.

Também serão ofertadas mudas de espécies nativas para composição de reserva legal e recuperação de mata ciliar (às margens de rios e córregos). Com o programa, os rebanhos também podem ser beneficiados com o conforto térmico proporcionado pelas árvores, que produzem sombra nas pastagens.

O número de árvores para cada bovino foi definido de acordo com a expectativa de vida dos animais são em média três arvores para cada ano. Como a vida útil dos animais é de 10 anos, indicamos o plantio de 30 mudas após o nascimento do bezerro.

A pecuária leiteira gera em média 1.500 bezerros por ano em Umuarama. Caso todos os produtores de leite entrem no programa, serão plantadas anualmente 45 mil mudas.

No futuro, planeja-se levar o programa também para a pecuária de corte. Como Umuarama conta hoje com um rebanho superior a 150 mil cabeças, a adesão maciça dos pecuaristas representaria o plantio de mais de 2 milhões de mudas por ano,

Alunos do Colégio Agrícola de Umuarama vão acompanhar o desenvolvimento das árvores nas propriedades, após o plantio.

 

PROJETO JANELA DO SABER

Abrindo janelas e ampliando o saber

“Era uma casa muito engraçada, não tinha portas, não tinha nada”.  Porém, numa ação voluntariada ela foi transformada. Desenvolvido na Escola Estadual do Jardim Canadá, trata-se de um espaço para atividades culturais e artísticas onde os alunos desenvolvem a criatividade através da leitura, pintura, artesanato, teatro, etc. O que a professora Inês Lourenço Augusto, idealizadora e coordenadora do projeto,  não imaginava era que o projeto fosse ganhar asas e abrir janelas, portas e despertar a esperança e a participação de tanta gente, principalmente do Lions Clube de Umuarama, o grande parceiro da iniciativa.

A velha casa abandonada nos fundos da escola se tornou o lugar preferido de alunos e pessoas da comunidade. Ela foi reformada, ganhou portas, janelas, pintura, decoração e muitos, muitos livros. Daí em diante, a força de vontade e a determinação de alunos e professoras foi ganhando mais e mais adesões.
Empresários, construtores, pedreiros, carpinteiros. Todos doaram tempo, trabalho, tintas, pincéis, materiais de construção e a velha casa abandonada foi ganhando cor e forma.
Aos poucos o projeto se configurou como um instrumento de aprendizagem e cidadania. Professores e pais relatam mudanças de comportamento nos alunos que se mostram mais disciplinados, criativos, interessados e assíduos. “Eles adquiriram o gosto pela leitura e pela arte e melhoraram sua auto-estima”, relata a professora Adriana Conti.
As obras do artista Romero Britto inspiram a decoração da casa. Os alunos passam horas reproduzindo quadros e personagens do autor.
Orgulhosa, a professora e Companheira Leão Inês exibe a casa, que não tinha nada e que hoje abriga um mundo inteiro de histórias, conhecimento, arte e esperança.
“Era uma casa muito engraçada, não tinha portas, não tinha nada”, mas foi transformada pela mobilização comunitária, pela força de vontade e esperança de pessoas que fazem acontecer.
 

 

Notícias de Lions Clubs International
Connect with Us Online
Twitter