Reuniões

História do Distrito LC- 5


EGD Waldyr Nascimento

Em 1952, teve inicio o Leonismo no Brasil, com a fundação do Lions Clube do Rio de Janeiro, tendo a frente Armando Fajardo, seu fundador, no dia 16 de abril, cujo Presidente Internacional era Harold P. Nuttler e o Presidente do novo clube era Arnaldo de Moraes, fundado com 40 associados.

Em seguida, com 56 associados, com o empenho de Floriano Peixoto Santos, que ostenta merecidamente o título de “Fundador do Leonismo Paulista”, fundou-se o segundo Lions Clube brasileiro no dia 23 de julho do mesmo ano, cujo primeiro presidente foi Romeu de Andrade Lourenção.

Seguiram-se as fundações do Lions Clube de Salvador, em 21 de março de 1953; do Lions Clube de Curitiba, em 23 de abril de 1953; do Lions Clube de Itajaí, em 15 de maio de 1953 e a preparação do sexto clube brasileiro, o Lions Clube de Santos e segundo do Estado de São Paulo, que foi oficialmente fundado em 1º de julho de 1953, com 21 associados, tendo como primeiro presidente Silvio Fortunato e recebido a sua Carta Constitutiva em 30 de janeiro de 1954.

Nessa época o Brasil já tinha 383 Leões, um Governador e no mundo existiam 475.019 associados, 10.316 clubes distribuidos em 51 paises ou áreas geograficas. Resumidamente surgia assim o Movimento Leonistico no Brasi tendo sido criado o Distrito Provisório “L” com o seu primeiro governador Armando Fajardo, considerado por isso e por ter iniciado os procedimentos da fundação do 1º clube brasileiro, o “Leão Nº 1 do Brasil”.

Os anos passaram e aproximava-se o final do Ano Leonistico 1956/1957 quando o leonismo chegava a mais um estado brasileiro com a fundação do Lions Clube de Belém do Pará, fundado em 25 de junho de 1956. Encerrando o Ano Leonistico, realiza-se a 39ª Convenção Internacional em Miami/USA de 27 a 30 de junho, sendo eleito Presidente Intenacional John L. Stickley.

Com os magnificos resultados obtidos ao longo do ano que se findava o, agora, Distrito Múltiplo “L” apresentava invejável saldo de atividades realizadas pelos seus 81 clubes e 2.619 associados, enquanto no mundo tinha se expandido e possuia 12.425 clubes, 546.447 associados espalhados em 74 países e áreas geográficas.

Através de mapas de distribuição geografica do Leonismo no Brasil, encontrados em alguns livros sobre Leonismo, constatamos que até o Ano Leonistico 1966/1967 o território do Estado de São Paulo estava dividido em três Distritos, a saber: parte pertencia ao Distrito L-12 e mais os Distritos L-5 e L-4 e existiam em todo o território brasileiro um total 14 Distritos.

No Ano Leonistico 1967/1968 surgiu o Distrito L-16, que foi remanejado do Distrito L-4, o seu territorio estava definido pelo chamado “Cone Leste Paulista” e foram identificados quatro Regiôes geográficas e até econômicas, que são utilizados até hoje: Vale do Paraíba, Vale do Tietê, Litoral e Grande ABC.

O primeiro Governador do novo Distrito foi Januário Anunciato, do Lions Clube de Arujá. O Distrito Múltiplo L permaneceu o único no Brasil até 1999. A 45ª Convenção Nacional dos Lions Clubes, realizada em Belo Horizonte/MG, de 24 a 30 de maio de 1998 reuniu os Leões do Brasil e decidiu solicitar à Associação Internacional de Lions Clubes o remanejamento do Distrito Múltiplo L. A Diretoria Internacional se reuniu em Chicago no mês de outubro do mesmo ano e resolveu autorizar o redistritamento a partir de 02 de julho de 1999.


Dessa forma era extinto o Distrito Múltiplo L e criado quatro outros Distritos Múltiplos, cujos territorios, basicamente, coincidiriam com as Regiões Geográficas brasileiras e ficaram assim constituidos:

Distrito Múltiplo LA – Região Norte/Nordeste – formado pelos Estados do Acre, Rondonia, Amazonas, Roraima, Amapá, Maranhão, Piauí, Pará, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia;

Distrito Múltiplo LB – Região Centro/Oeste – formado pelos Estados do Mato Grosso do Sul (parte), Goiás, Tocantins, Mato Grosso, Minas Gerais (parte), São Paulo (parte) e Distrito Federal;

Distrito Múltiplo LC – Região Sudeste – formado pelos Estados do Rio de Janeiro, São Paulo (parte), Minas Gerais (parte), Espirito Santo, Mato Grosso do Sul (parte);

Distrito Múltiplo LD – Região Sul – formado pelos Estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
Atualmente o Distrito Múltiplo LC é composto por 9 Distritos, a saber: LC-1, LC-2, LC-3, LC-4, LC-5, LC-6, LC-8, LC-11 e LC-12.


Até o Ano Leonistico 2003/2004 o Distrito Múltiplo LC era composto por 11 Distritos, sendo que, a partir do Ano Leonistico 2004/2005 os Distritos LC-7, LC-9 e LC-10 se fundiram no atual Distrito LC-12. O Distrito Múltiplo LC possui um órgão de divulgação de suas atividades que é a revista “The Lion Brasil-Sudeste”, Ediçao Oficial em Português, fundada no Brasil em 1999 e editada pelo Dr. Áureo Rodrigues.

Áureo Rodrigues foi Diretor Internacional 1965/1967 e pertence, atualmente, ao quadro associativo do Lions Clube de São Vicente-Centro, Clube do Distrito LC-5, tendo sido Governador do antigo Distrito L-4, atual Distrito LC-2, no Ano Leonistico 1961/1962

Sua contribuição máxima para a literatura leonística – Leão Sabido – é manual de uso corrente no Brasil e Portugal. O Brasil pertence à Região Geografica III, que engloba toda a América Latina e Caribe. Dentro do contexto Leonistico pertencemos ao Distrito LC-5, que iniciou as atividades no Ano Leonistico 1999/2000 e o primeiro Governador nessa nova fase foi Milton Silva do Carmo.

O primeiro Presidente do Conselho de Governadores do Distrito Múltiplo LC, nesse mesmo ano foi Sérgio Palandri. A 1ª Convenção do Distrito Múltiplo LC se realizou na cidade de Santos/SP, de 31 de maio a 3 de junho de 2000. e foi o seu Diretor Geral Reinaldo Piconi.

Não podemos deixar de mencionar dois momentos históricos para o Brasil que foi a eleição de João Fernando Sobral para Presidente Internacional na 59ª Convenção Internacional realizada em Honolulu, Hawaii, de 23 a 26 de junho de 1976, o primeiro brasileiro eleito para essa função e, especialmente, a eleição de Augustin Soliva, associado do Lions Clube de São José dos Campos-Centro, clube do antigo Distrito L-16, atual Distrito LC-5, eleito Presidente Internacional na 79ª Convenção Internacional realizada em Montreal/Quebec, Canadá de 9 a 12 de julho de 1996.





 

Notícias de Lions Clubs International
Connect with Us Online
Twitter