Reuniões

História do Leonismo no Brasil

No dia 16 de abril de 1952, estabeleceu-se o Leonismo no Brasil com a fundação do primeiro clube, que foi o Lions Clube do Rio de Janeiro, hoje, Lions Clube do Rio de Janeiro-Centro.

De acordo com a deliberação da II Convenção Nacional de Lions Clubes, em S. Paulo (1955), o dia 16 de abril é o "Dia do Leonismo Nacional" porque nesta data se deu a fundação do primeiro clube no Brasil, o do Rio de Janeiro.

Os três primeiros clubes fundados no Brasil foram: Rio de Janeiro, São Paulo e Salvador.

Armando Fajardo, o Leão número 1 do Brasil é fundador do Lions Clube do Rio de Janeiro e o primeiro Conselheiro Internacional do Brasil. O Leão número 1 de São Paulo é Floriano Peixoto Santos, fundador do primeiro clube de São Paulo, o Lions Clube de São Paulo - Centro.

Dois Leões Brasileiros foram eleitos Presidentes de Lions Clube Internacional. São Eles:

João Fernando Sobral, do Lions Clube de São Paulo-Belém, que fora governador do Distrito L-4 em 1964/65 e Diretor Internacional em 1969/71.

Em 1976, na Convenção de Honolulu, Sobral foi eleito Presidente de Lions Clube Internacional, constituindo-se, assim, no primeiro brasileiro a ocupar o mais elevado cargo de Leonismo Internacional.

Augustin Soliva, do Lions Clube de São José dos Campos-Centro, foi governador do Distrito L-16 em 1974/75 e Diretor Internacional em 1980/82.

Em 1996, na convenção de Montreal, no Canadá, foi eleito e empossado como o segundo brasileiro a ocupar o cargo mais elevado do Leonismo Internacional.

http://www.instrucoesleonisticas.jor.br/leonismo/20070122historia_brasil.php 

Biografia de Armando Fajardo, Leão Número 1 do Brasil

Armando Fajardo, Leão Número 1 do BrasilArmando Fajardo nasceu em Madalena, Rio de Janeiro, em 12 de outubro de 1893.

Filho de tabelião e neto de fazendeiro. Meninice de interior, até os 13 anos, quando veio para o Rio de Janeiro continuar os estudos.

Fez o secundário no internato do Colégio Pedro II e bacharelou-se em Direito. Bom estudante, melhor desportista.

Casou-se em 1924, com D. Branca Tavares Fajardo.

Ocupou vários cargos de relevo na vida pública e recebeu inúmeros títulos honoríficos nacionais e estrangeiros que muito o dignificaram. Assim, entre outros, foi Secretário Geral da universidade do Brasil; Secretário do Conselho Universitário; Oficial de Gabinete de três Ministros de Educação; Secretário dos Institutos de Alta Cultura Luso-Brasileiro; foi um dos fundadores do primeiro reitorado do Brasil; ocupou funções destacadas no esporte e no turfe brasileiro.

Tomou contato com o leonismo através de seu cargo de Diretor do Jockey Clube Brasileiro quando, no Uruguai, assistia o clássico "Armando Fajardo", homenagem que, lhe prestavam por haver pacificado os turfistas de Montevidéu. Na capital cisplatina, impressionou de tal sorte os dirigentes de Lions Internacional que motivou um honroso convite - ser o introdutor o leonismo no Brasil.

Haviam escolhido o homem certo. Em 16 de abril de 1952 era fundado, com 40 associados, nosso primeiro Clube de Lions, célula inicial do Lions Clube Rio de Janeiro - Centro, o Mater Clube do Brasil. Fajardo foi o seu primeiro secretário, não quis a presidência.

Com o dinamismo, a palavra fácil, cativante e convincente de Armando Fajardo, o movimento cresceu célere em nossa terra.

Impossível, nos moldes deste trabalho, enumerar todos os cargos ocupados e as campanhas realizadas pelo "Construtor do Leonismo Brasileiro" e, bem assim, dos títulos e condecorações que recebeu.

Eis o probo e exemplar chefe de família, o amigo leal, o homem dotado de uma indômita força de vontade.

Assim foi o saudoso Leão Número 1 do Brasil.

Faleceu em 13 de junho de 1969.

(Fonte: Leão Sabido: Áureo Rodrigues - Diretor Internacional 1965/1967)

Notícias de Lions Clubs International
Connect with Us Online
Twitter