Reuniões

 Histórico da Fundação do Lions Clube de Limeira Centro
 

 A bela história do nascimento do leonismo em Limeira.

          ... Agosto de 1954.
 
- Nessa época Zualdo Mambrini, membro do Lions Clube de Campinas, de passagem por nossa cidade, sugeriu a seu velho amigo Rubens Francisco a organização do Lions Clube de Limeira. O Rubens julgou boa a sugestão e transmitiu-a ao seu primo João Batista Francisco.  Assim, João e Rubens iniciaram um trabalho de pesquisa de informações sobre este "clube de serviço" que estava se avultando no Estado de São Paulo. O clube de Campinas ajudou muito orientando os dois futuros leões, fornecendo revistas, circulares e demais papéis que, à época, faziam referências ao assunto.

Após terem obtido satisfatórias informações sobre Lions, foram expor ao seu tio Waldomiro Francisco, médico conceituado na cidade, o resultado de suas pesquisas. Este procurou fazer um estudo ainda mais minucioso sobre os objetivos do referido clube, de suas atividades, de sua procedência, enfim, o que significa ser Leão. Chegou à feliz conclusão de que se tratava, de fato, de um clube de elevados ideais, e que muito poderia ser feito em beneficio de Limeira.  Desta forma, decidiu aderir ao movimento iniciado por seus sobrinhos.
 
Em junho de 1955, portanto dez meses após as primeiras conversações com Mambrini,  Rubens e João, em viagem à Cidade das Andorinhas,  tiveram o primeiro contato direto com o Lions Clube de Campinas, que mais tarde viria a ser o clube padrinho do Lions de Limeira. Na ocasião, Ezequiel, futuro presidente do clube campineiro, foi o orientador dos dois limeirenses esclarecendo pontos aonde pairavam dúvidas. Bastante animados, retornaram a Limeira e transmitiram  a vários amigos as informações prestadas por Ezequiel e por seus companheiros de clube.
 
Foi então iniciado o trabalho para reunir um grupo de limeirenses de boa vontade, com espírito de servir aos seus semelhantes, altruístas em seus gestos, elementos dignos no seio da família, condições básicas para pertencer ao clube.
 
No mês de julho do mesmo ano, por ocasião da posse da diretoria do Lions campineiro, uma comissão de futuros leões, integrada por Chamilete, Rubens e Paulo, ali compareceu para então apresentar ao Delegado Internacional Nivaldo Navarro uma relação dos componentes que formariam o futuro clube de Limeira. Nivaldo ficou surpreso ao ser apresentada uma relação com 41 membros, pois o mínimo exigido para formação do clube era de 20. Sem dúvida alguma, iniciava-se muito bem o clube de Limeira.
 
A relação apresentada era formada pelos seguintes: Anibal Azevedo AmorimAlgemiro Albers,  Arlindo Justo Batistella, Antonio De Felice, Antonio Ometto, Brasilino De Lucca, Celio José Soares, Custódio Fernandes, Diogenes Correa Arruda, Emerson Francisco, Francisco De Munno, Geraldo José Soares, Humberto Fanelli, Humberto Viana Machado, Jamil Abrão Saad, Jorge Chamilete, João Batista Borelli, João Batista Francisco, João Felicio, João Francisco Duarte, Jose Antonio Grisi Rocco, Jose Borges Baia, Jose Carvalho Ferreira, Jose Jorge Martensen, Manoel Simão Barros Levy, Moacyr Alves Azeredo, Natal Drago, Natal Paulo Gullo, Onil Roland, Orlando Gullo, Osvaldo Salibe, Palmyro Paulo Veronesi D’Andrea, Pedro João Coeli, Placido Gomes Morais, Renato Francisco, Rubens Francisaco, Ruy Barbosa Oliveira, Tulio Rossi Zaratin, Ubirajara Gomes de Mello, Waldemar Lucatto e Waldomiro Francisco.
 
Ao terminar a reunião festiva de Campinas, Nivaldo Navarro  orientou a comissão limeirense sobre os procedimentos para a constituição do clube, fornecendo diversos elementos para a fundação do clube de Limeira.
 
Dias após a reunião de Campinas, era feita a primeira convocação dos futuros leões de nossa cidade, encarregando-se Waldomiro Francisco em prestar os esclarecimentos necessários aos presentes, marcando nova reunião para a escolha da primeira diretoria do clube.
 
No dia marcado para a eleição da diretoria a quase totalidade dos componentes do clube compareceu a S.D.R. Nosso Clube, para escolher aqueles que iriam ficar com a delicada tarefa de dar início seguro para o clube. A maior atenção se encontrava voltada para o nome do presidente, pois dele iria depender grande parte dessa tarefa. E os futuros leões souberam escolher bem através do voto. A escolha caira na pessoa de Waldomiro Francisco. A diretoria que iria iniciar as atividades do novo clube limeirense estava assim constituída: Presidente: Waldomiro Francisco, 1º Vice Presidente: Palmyro Paulo Veronesi D’Andrea, 2º Vice Presidente: Jose Carvalho Ferreira, 3º Vice Presidente: Arlindo Justo Batistella, Secretário: Custódio Fernandes, 2º Secretário: Placido Gomes Morais, Tesoureiro: Tulio Rossi Zaratin, 2º Tesoureiro: Pedro João Coeli, Diretor Social: Natal Paulo Gullo, Animador: Orlando Gullo, Vogais: João Batista Francisco, Rubens Francisco, Jorge Chamilete e Waldemar Lucato.
 
Uma vez eleita a diretoria, foi então, elaborado o programa de fundação do clube, tendo sido escolhida a data de 23 de julho para a festa de fundação e posse da diretoria.
 
A 23 de julho de 1955, com a presença do Delegado Internacional Nivaldo Navarro, dos padrinhos Zualdo Mambrini, Dilarmano Ventura Menitto e Ezequiel Magalhães e dos lions clubes convidados das cidades de Campinas, Americana, Itapira, São Paulo e Piracicaba, era fundado o nosso Clube, em sessão solene realizada na S.D.R Nosso Clube, tendo feito a leitura do Código de Ética o Delegado Internacional, prometendo cumpri-lo os novos leões limeirenses.
 
Estava assim fundado o Lions Clube de Limeira....
 
Principais Atividades: construção dos primeiros pavilhões da sede da APAE em 1972, Banco de Olhos, Campanha de Ambliopia, Plantio de arvores, construção do Centro Comunitário Lions de Limeira em 2004, campanhas do agasalho, do leite em pó, ovos de pascoa, ensinando o empreendedorismo aos adolescentes através do programa Junior Achievement, dia das crianças, festa Vem pro Largo, Jantar Boi e Porco no rolete, etc...........

Notícias de Lions Clubs International
Connect with Us Online
Twitter