Reuniões

Ajuda às crianças e ao meio ambiente

O lixo se acumula em áreas de Paarl, a 60 quilômetros da Cidade do Cabo. Nessas mesmas áreas, crianças de famílias pobres muitas vezes passam fome. Hambúrgueres são um luxo ali, então as crianças locais estão dispostas a investir tempo e esforços para consegui-los.

Os Leões entram em cena:
Leões locais atendem a ambas as necessidades por meio dos projetos de alimentação “Um saco, um hambúrguer”, que ajudam as crianças a aprender como cuidar do meio ambiente. Durante cada projeto, os Leões levam um furgão com suprimentos e grelhas portáteis. “Escolhemos uma área que precise de limpeza, normalmente nas áreas mais pobres do nosso distrito”, diz Michael O’Neill, do Lions Clube de Paarl. Os Leões trabalham com grupos comunitários para conseguir a participação das crianças. “Nós damos luvas e sacos plásticos para as crianças”, diz O’Neill. Quando as crianças enchem um saco com lixo, elas as entregam para os Leões que preparam comida e refrescos. “Os Leões cozinham os hambúrgueres, cortam os pães. Não demora muito para servir até 150 hambúrgueres”, diz O’Neill. Normalmente participam 60 a 75 crianças de até 12 anos. As crianças mais velhas podem encher dois ou três sacos, enquanto as mais novas enchem apenas metade de um, mas todas recebem um hambúrguer.

Todos ganham:
“É muito fácil vir até aqui em uma manhã de sábado. Terminamos em duas horas. É preciso muito pouco tempo e esforço para fazer muito”, diz John Clift, do Lions Clube de Paarl. “Esperamos que com o tempo eles aprendam a não jogar as coisas no chão, e sim a recolher e manter a área limpa. É um projeto simples e adorável, que qualquer clube pode fazer”. Quando as crianças acabam os lanches e vão brincar, elas e os Leões percebem que, juntos, fazem diferença.

Parcerias:
Os Leões trabalham junto aos governos locais, que fornecem as luvas e os sacos plásticos e recolhem o lixo após a limpeza. Os Leões também trabalham com organizações comunitárias, que divulgam os eventos e fazem com que as crianças compareçam para a limpeza e o lanche. E com escolas, que organizam limpezas em suas dependências.

Notícias de Lions Clubs International
Connect with Us Online
Twitter