Reuniões

 

A cidade de Fafe foi o palco ideal da Campanha

“Eu Sou Vigilante da Floresta”

 

     No dia 20 de Maio e apesar do sol se ter escondido e a chuva ameaçar, os clubes lions portugueses, do norte, centro, sul e regiões autónomas, trouxeram a Fafe cerca de 4 milhares de crianças que vinham acompanhadas de professores e familiares para participarem na festa de encerramento da Campanha Nacional do Distrito Múltiplo 115 “Eu sou vigilante da Floresta”. 

     Depois da concentração no Pavilhão Multiusos, procedeu-se ao monumental desfile pelas artérias principais da cidade, que concitou o maior interesse da população. Foi, na verdade, um espectáculo fantástico, que demonstra, sem dúvida, o poder de organização do Lions Clube de Fafe e a adesão maciça dos clubes do país.

 

 

Homenagem aos Bombeiros

     Desde 1995 que o Lions Clube de Fafe e os Bombeiros Voluntários têm sido óptimos parceiros na Campanha “ Eu sou vigilante da Floresta”. E são eles que têm contribuído de mãos dadas com o clube, para a sensibilização dos jovens para a Floresta e sua prevenção e para o combate aos incêndios.

     Abrigados nesse grande contributo dos Bombeiros, o Lions Clube de Fafe fez questão de louvar essa grande instituição secular colocando à entrada e já no interior do Quartel, uma placa, que consagra a justa homenagem aos “soldados da paz”.

     Na cerimónia, estiveram presentes, a Presidente do Lions Clube de Fafe, CL. Maria Emília Lobo Gomes, o Presidente do Conselho Nacional de Governadores, CL. Luís Xavier, o Governador do Distrito 115, Centro Norte, Sintra Coelho, o representante do Senhor Governador Civil, Lúcio Pinto; e o Presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Fafe, e Lion Prof. José Manuel Domingues, o Comandante, Basílio Cunha Faria e mas individualidades dos Lions e dos Bombeiros.

     A Presidente do Lions Maria Emília Gomes após saudar as individualidades presentes, justificou a ju

sta homenagem, destacou a importância da parceria dos Bombeiros na Campanha “Eu sou vigilante da Floresta” e agradeceu também ao senhor Presidente da Câmara todo o apoio recebido pelo Clube. O Presidente do CNG, Luís Xavier, centrou a sua comunicação num elogio rasgado aos Bombeiros Voluntários, considerando a homenag

em justa e merecida, pois são “os verdadeiros heróis da pátria”, envolvendo nessa homenagem os familiares, os pais, espos

as e filhos, que estão ligados ao mesmo drama e adiantou “tudo isto é feito através de um desmesurado voluntariado em cumprimento da tão propalada cidadania e tudo isto a troco de nada”.

     O Presidente dos Bombeiros, Prof. José Manuel Domingues agradeceu a distinção, louvou a parceria com o Lions Clube de Fafe e fez brilhantemente o elogio dos Bombeiros que servem a com unidade com todo o sacrifício, empenho e amor. Embora não constasse do protocolo, foi dada a palavra, e muito bem, ao Senhor Presidente da Câmara, Dr. José Ribeiro, que louvou a homenagem, como preito de justiça a uma das mais importantes instituições do concelho, enalteceu a obra social e comunitária dos Lions Clube de Fafe, instituição de que também tem grande orgulho pelos serviços relevantes já prestados à nossa comunidade e exaltou o exemplo dos nossos bombeiros não só na defesa da floresta, como em todas as outras vertentes, em que intervêm.

Animação e espectáculo

     Após o almoço no Multiusos a festa continuou sob a orientação impecável do Assessor Valentim Miranda, com a actuação de um ventríloquo, que entusiasmou a criançada e depois o ilusionista, que também encantou os mais pequenos.

 

     Também emprestou grande alegria, calor humano e grande envolvência de jovens e adultos, que dançavam até mais não, ao som das músicas populares do Grupo de cavaquinhos dos Bombeiros Voluntários de Fafe.

     E ao lado vislumbrava-se uma deslumbrante exposição fotográfica, de Paços de Ferreira sobre fogos florestais.

     Mas estava para chegar o melhor de tudo, para os alunos do 4º Ano, 1º Ciclo. Os prémios do “Cartaz da Paz” e das Bicicletas.

     Houve muita emoção e alegria por parte dos contemplados, professores e familiares. E no final, foi a apoteose de um dia inesquecível para todos quantos felizmente viveram o ambiente fraterno e festivo entre Lions e jovens no mais são convívio e amizade.

     Poder-se-á dizer, sem receio de desmentido e com toda a eloquência, que os Lions Clubes Portugueses estão de parabéns pelo sucesso da festa de encerramento, que veio comprovar que em Fafe há um clube de serviço de grande prestígio e de acção, ou seja, uma grande equipa e neste sector uma grande líder, a Presidente Maria Emília Gomes. Sem ela, não teria o Lions Clube de Fafe, tamanho sucesso.

     Mas valeu a pena trabalhar, sem horas de sono. Assim Fafe ficou mais enriquecido e mais prestigiado e o clube também.

     Uma palavra final para o Senhor Presidente da Câmara. Desde o princípio até praticamente ao fim não arredou pé. Prova de que o grande apoio da Câmara teve a correspondência devida ao sucesso do evento.

     “Povo de Fafe, que também esteve presente, pode testemunhar o brilho da jornada”. E relembrar que o Lions Clube de Fafe é um dos 4.000 Lions Clubes espalhados por mais de 180 países e com 1,4 milhões de associados, pertencentes à maior e mais activa Associação de Serviço do Mundo.

     Parabéns pelo êxito e pela forma como os Lions encaram o serviço concreto e desinteressado à comunidade, fafense e neste particular a uma Campanha de dimensão nacional.

In Povo de Fafe 26/05/2006

 

Notícias de Lions Clubs International
Connect with Us Online
Twitter