Reuniões
Associados

Sede Internacional emOak Brook - EUA

1. HISTÓRIA


1917: O Começo. Melvin Jones, empresário de Chicago, fez uma pergunta simples que mudaria o mundo: E se as pessoas empregassem seus talentos para trabalhar em benefício de suas comunidades? Quase 100 anos mais tarde, Lions Clubs International é a maior organização de clubes de serviço do mundo, com mais de 1,3 milhão de sócios em mais de 45.000 clubes e inúmeras histórias de Leões agindo pelo mesmo ideal: vamos melhorar nossas comunidades.

1920: Expansão Internacional. Após somente três anos da nossa fundação, tornamo-nos internacionais com o estabelecimento do primeiro clube no Canadá. Depois foi o México em 1927. Nas décadas de 50 e 60, a expansão internacional intensificou-se com clubes novos na Europa, Ásia e África.
 
1925: Erradicação da Cegueira. Helen Keller discursou na Convenção Internacional de Lions Clubes em Cedar Point, no estado de Ohio, EUA, e desafiou os Leões a se tornarem “paladinos dos cegos na cruzada contra a escuridão”.
Desde então, trabalhamos ativamente em prol dos cegos e deficientes visuais.
 
1945: Organização das Nações Unidas. O nosso relacionamento histórico com a ONU é um exemplo para todas as organizações internacionais. Fomos uma das primeiras organizações não-governamentais a ser convidada para colaborar na elaboração da Carta Constitutiva da ONU, e desde então sempre apoiamos o seu trabalho.
 
1957: Organização de Programas Juvenis. No fim da década de 50, criamos o Programa Leo para oferecer à juventude do mundo inteiro uma oportunidade para crescimento pessoal através do voluntariado. Existem cerca de 144.000 Leos e 5.700 Leo clubes em mais de 140 países.
 
1968: A Nossa Fundação. A Fundação de Lions Clubs International auxilía os Leões em projetos humanitários globais ou locais de grandes proporções. Através da Fundação, os Leões atendem às necessidades tanto das suas próprias comunidades bem como as de outras comunidades pelo mundo.
 
1990: Lançamento da Campanha SightFirst. Através da SightFirst, os Leões estão recuperando a visão e prevenindo a cegueira em nível mundial. Lançada em 1990, os Leões já arrecadaram mais de US$ 346 milhões para esta iniciativa. O SightFirst combate as principais causas da cegueira: catarata, tracoma, oncocercose (cegueira dos rios), cegueira infantil, retinopatia diabética e glaucoma.
 
Hoje: Ampliando Nossa Abrangência. Lions Clubs International amplia diariamente a sua missão de serviço tanto nas comunidades locais como em todos os cantos do mundo. As necessidades são imensas e os nossos serviços variados, abrangendo desde a visão, saúde, juventude, idosos até o meio ambiente e o alívio para catástrofes. A nossa rede internacional cresceu e inclui mais de 200 países e áreas geográficas.

 

2. HISTÓRIA DO LIONS NO BRASIL

 

Em dezembro de 1951, Nivaldo Navarro, da Associação Internacional, estava em visita ao Lions Clube de Montevidéu, Uruguai, com a missão de difundir o Leonismo na costa do Atlântico. Durante a visita aos colegas uruguaios, manifestou interesse pela fundação de um clube no Rio de Janeiro.

Na oportunidade, encontrava-se também em Montevidéu o Dr. Antonio Fajardo, um ilustre brasileiro, que iria assistir a uma prova clássica de turfe.O então presidente do clube uruguaio, Pedro Berro, também turfista, era amigo íntimo de Fajardo. Á vista do pedido de Navarro, o C.L. Pedro Berro telegrafou a Fajardo, convidando-o a fundar o Leonismo brasileiro. Os detalhes foram acertados.

No Rio de Janeiro, Fajardo arregimentou cerca de 40 pessoas que com ele receberam o título e o distintivo de Leões, em 16 de abril de 1952, nos salões do jóquei Clube Brasileiro.

Enquanto isso, tanto no Rio como em São Paulo, vários cidadãos, conhecedores das atividades do Lions, procuravam isoladamente trazê-lo para cá. De todos, o que mais se adiantou, foi o C.L. Floriano Peixoto Santos, de São Paulo. Em uma viagem aos EUA, conheceu de perto a organização e manifestou o desejo de organizar um clube em São Paulo, que já possuía diversas adesões de amigos.

Pela resposta recebida, Floriano foi informado que era pensamento da Associação iniciar o movimento no Rio de Janeiro, em virtude de ser, na época, a capital do Brasil. Nesse meio tempo Floriano, por indicação de Chicago, foi posto em contato com os companheiros cariocas.

Assim começava a história do segundo clube brasileiro, fundado com 56 pessoas em 23 de julho do mesmo ano de 1952, tendo o C.L. Floriano como fundador do Lions Paulista.

Fonte: Livro "Leão Sabido"; Edição n' 33. P. 1. O. Áureo Rodrigues.
Notícias de Lions Clubs International
Connect with Us Online
Twitter