Reuniões
Associados

NOSSA HISTÓRIA - Mensagem lida em 14 de Dezembro de 2012 - 50º Aniversário de Fundação

Nascido em 14 de Dezembro de 1962, foi batizado no mesmo dia com o nome de Lions Clube Blumenau Sul, demonstração inequívoca de insustentável ânsia de iniciar coletivamente a sublime missão de SERVIR.

É, sem a menor dúvida, o mais importante Lions Clube do Mundo, ao menos, para os associados e domadoras que o constituem, que o formam e que em seu nome servem à comunidade.

14 de Dezembro de 1962 é uma data histórica para o Leonismo Catarinense. Foi fundado o Lions Clube Blumenau Sul, o nosso Clube, o primeiro Lions Clube fundado em uma cidade de Santa Catarina, que já abrigava outro Lions Clube.

Na ocasião, um fato inédito, singular, motivo de espanto e de admiração na área de clubes de serviço e afins.

Mas, as atividades desenvolvidas desde então, provam o acerto da iniciativa, mais uma em que Blumenau foi pioneira.

A fundação do nosso Lions Clube Blumenau Sul, fez com que hoje, aqui, nos encontremos 50 anos passados, neste dia 14 de Dezembro de 2012, para relembrar o que passou, agradecer por tudo que foi realizado e reconhecer os baluartes que iniciaram esta caminhada do SERVIR DESINTERESSADAMENTE a nossa Comunidade. E os que estão militando atualmente nas fileiras deste Clube de Lions, reafirmam que é muito prazeroso participar de suas atividades.

Desejamos nesta noite festiva discorrer sobre algumas atividades desenvolvidas pelo Clube nestes 50 Anos de história.

OMISUL – Olímpiadas Mirim realizada durante 3 anos e repassada à Prefeitura.

O Lions Clube Blumenau Sul lutou ativamente para a concretização de vários projetos de interesse da coletividade: vinda de um canal de televisão para Blumenau (TV Coligadas); implantação da BR-101 (ex-59); Centro Cultural Brasil Estados Unidos (CCBEU); Instituto Cultural Brasil Alemanha (ICBA); APAE; FURB; Casa São Simeão; Centro de Valorização da Vida (CVV); suporte para CERENE, AMIVIDA, ABAPA, ABADA, entre outras entidades.

Auxílio a flagelados por enchentes, em especial o árduo trabalho desenvolvido nos últimos meses de 2008 e início de 2009, quando fomos assolados pela maior catástrofe climática já registrada em nossa Região. Em parceria com os outros Clubes de Lions de Blumenau, do Estado e do Brasil, recebemos, manuseamos e distribuímos mais de 270 toneladas de donativos aos atingidos.

Igualmente marcante para nosso Clube, foi a fundação e o apadrinhamento de dois novos Lions Clubes, aumentando o potencial de serviços para nossa comunidade. Em 27 de Outubro de 1971, o Lions Clube Blumenau “Cidade Jardim”, em conjunto com o Lions Clube Blumenau Centro. Em 29 de Outubro de 1977, o Lions Clube Blumenau “Garcia”, 5º Clube fundado em Blumenau. Hoje, podemos dizer que temos três netos: Lions Clube Blumenau “Dr. Blumenau”, Leo Clube Cidade Germânica e o Núcleo Blumenau Vale das Flores, todos fundados pelo Lions Clube Blumenau Cidade Jardim.

Lions Clube Blumenau Sul orgulha-se de ser celeiro de grandes lideranças leonísticas. Do seio de nosso Clube surgiram dois Governadores Distritais: o saudoso CL Henrique Ramon Miehe/CaL Rita – Ano Leonístico 1975/1976 com o lema: Liderança e Companheirismo e nosso ex-associado Sr. Lorival Hari Saade/Sophia – Ano Leonístico 1987/1988 com o lema: Unir, participar e servir. Também foram em grande número os associados do nosso Clube que serviram e servem ao Distrito como Presidentes de Região, Divisão e Assessores. Outros ainda, gabaritados para servirem como Instrutores.

Todavia, meus Amigos, mais importante que todas as campanhas e atividades desenvolvidas pelo Clube até então, menção especial, indispensável e carinhosa ao inexcedível e fraternal COMPANHEIRISMO que nos uniu e une – companheiros, companheiras e domadoras – há 50 anos, ou 35, 20, 10 ou mesmo só a poucos meses.

COMPANHEIRISMO que sempre foi o conviva mais especial em todos os encontros, desde a assinatura da Carta Constitutiva que aí está passando por mais de 2.000 assembleias e reuniões de diretoria; em mais de 200 reuniões do Conselho Distrital e quase 50 Convenções do Distrito L-6 e LD-5; em convenções de outros distritos; em convenções nacionais e internacionais; em centenas de campanhas e realizações em prol da comunidade.

Nesta noite exultamos todos os que participam e que já participaram do Lions Clube Blumenau Sul, desde a sua fundação, com as sentidas saudades aos que, neste instante, lá do alto, nos ouvem e nos veem.

São 177 nomes, alguns repetidos, já que ingressaram e reingressaram no Clube. A relação de todos está no impresso que encontrasse junto a Carta Constitutiva.

É a homenagem do Lions Clube Blumenau Sul, neste momento de alegria, de memória e de recordação, a todos os seus colaboradores, aos seus associados de ontem e de hoje e, que, muito naturalmente, é extensiva a todos aqueles que contribuíram na época da fundação, para que mais uma luz fosse acesa, entre todas as que já brilhavam no imensurável firmamento do Leonismo Internacional, e que são:

LIONS CLUBE BLUMENAU CENTRO – Clube Padrinho.

CL ALFREDO ITEN – (IN MEMORIAM) – Padrinho

CL GUENTHER STEINBACH – (IN MEMORIAM) – Padrinho

CL GIL NASCIMENTO – (IN MEMORIAM) - Vice-Governador Região L-6-F (1962/1963)

CL ANTONIO NASCHENWENG – (IN MEMORIAM) -  Presidente de Divisão L-6-F (1962/1963)

CL GASTÃO DE ABREU PIRES – (IN MEMORIAM) – Governador do Distrito L-6 (1962/1963)

CL GERMANO KURT FREISSLER – (IN MEMORIAM) – Presidente CNG (1962/1963)

Meus Amigos:

O Lions Clube Blumenau Sul, ao longo desses 50 anos, procurou edificar amigos e alicerçar companheirismo, que é o mais poderoso veículo de amor ao próximo que se conhece.

Não há nada melhor, mais gratificante!

Participação permanente do LEÃO, consciência de participação que permite enxergar à luz do sol da vida, o semblante vivaz e resoluto, as feições profusamente iluminadas pela alegria de viver, de todos os nossos irmãos do dia a dia.

Ao finalizar, já considerando os 50 anos como passados; tendo a certeza de que os atuais associados e outros que ingressarem no Clube irão continuar trabalhando com afinco para atender nossa comunidade e o Leonismo na sua essência, relembramos as sábias palavras de Melvin Jones (fundador do leonismo):

“VOCE NÃO PODE IR MUITO LONGE SE NÃO FIZER ALGUMA COISA POR SEU SEMELHANTE”.

Texto de autoria do saudoso PDG CL Henrique Ramon Miehe, elaborado para a festiva de 35º Aniversário de Fundação do Clube. Adaptado para as comemorações do 50º Aniversário de Fundação em 2012.

Notícias de Lions Clubs International
Connect with Us Online
Twitter