Reuniões
Associados

INSTRUÇÃO LEONISITCA PREMIADA EM PRIMEIRO LUGAR EM 2013/104 ENTRE TODOS OS CLUBES DO DISTRITO DE AUTORIA DA CAL LUCIA HELENA OLIVEIRA

 

                     PRATICAR O PERDÃO PARA O CRESCIMENTO DO CLUBE.

 

Quando uma gestão leonistica termina e uma nova se inicia, é normal nos questionarmos: 1- Como foi a minha atuação no SERVIR dentro do ano leonístico?

2- O que de bom ou o que de ruim aconteceu neste ano?

3- Em que podemos melhorar ou contribuir para que o nosso clube cresça?

4-Estou buscando o meu crescimento individual e o do clube ou estou preocupado com a atitude de algum Companheiro que tenha me magoado e eu não consigo perdoar?

É importante fazermos esse exercício, de rememoriar como agimos, mesmo que as lembranças possam não ser as melhores.Muitas vezes ficamos magoados e não conseguimos exercitar o perdão.

Por isso, essa instrução leonística visa estimular a prática do perdão dentro do Clube, entre Companheiros, pois o perdão é uma das maiores virtudes, através do qual alcançaremos à paz e felicidade interior. Para alcançarmos essa paz interior e perdoar temos que avaliar nossos atos.

Temos aqui quatro elementos água, giz, pedra e esponja.

 

A água que é uma fonte de vida que restaura, purifica, hidrata e gera vida simboliza a Palavra, conhecimento. Muitas vezes recebemos palavras que nos incentivam a seguir em frente, outras vezes recebemos palavras que não nos nutrem. O giz que é feito de cal e que absorve para si toda a água, simboliza aquelas pessoas no clube que tem grande conhecimento do leonismo e guardam para si, e que se magoam com o Companheiro e não conseguem perdoar. A pedra que é um material rústico, não deixa que nada penetre dentro de si, simboliza aqueles Companheiros que se fecham para o conhecimento, não assumem cargos, não opinam e também não perdoam e muitas vezes se afastam do Clube e ninguém fica sabendo o motivo do afastamento. Já a esponja, depois de molhada absorve uma quantidade de água e assim que ela é espremida ela transmite o que tem de mais precioso dentro de si que é a água. Ela simboliza aqueles Companheiros que perdoam o próximo, se preocupam com o crescimento do clube, transmitem conhecimento e estão sempre prontos a servir fazendo que o clube se mantenha próspero.

 

Precisamos ter compreensão. A primeira razão para perdoar encontra-se na constatação de que todos ainda somos imperfeitos, pois não há ninguém, no atual estágio do Planeta Terra que tenha atingido à perfeição, por isso o erro faz parte de nossas vidas. Sendo assim, devemos aceitar as pessoas como elas são: cheias de virtudes e defeitos.

 

Pode ser, que estejamos Interpretando de forma errada o outro Companheiro e entre equívocos e dúvidas conduzimos nossos relacionamentos com desconfiança presente e quando nos magoam dissemos: jamais perdoarei ou então, perdôo mas não quero saber de Você. Quero lembrar que perdoar traz um grande alivio para quem perdoa e acima de tudo é divino, faz com que o Clube cresça, e assim vivamos em harmonia.

 

Quero convidar os Companheiros, Companheiras e Domadoras que fechem os olhos e mentalmente depositem neste papel em branco todo ressentimento e mágoa. E ao final desta música (O Perdão de Ludmila Ferber) venham até aqui a mesa para queimar nesta vela, toda a mágoa, ressentimento que tenham em seus corações.

 

O perdão é ação profilática para o crescimento do clube, para a construção da paz social, para o estabelecimento dos laços de fraternidade além-fronteiras e para a vivência da solidariedade universal.

 

Notícias de Lions Clubs International
Connect with Us Online
Twitter