Reuniões

Regulamento para Bolsa de Estudo

(a conceder nos anos lectivos 2015/2016 e 2016/2017)

 

Uma bolsa de estudo é uma prestação pecuniária, de valor variável, atribuída a um estudante, pelo LIONS CLUBE DE ÁGUEDA, para comparticipação nos encargos com a frequência de um curso académico de nível superior (licenciatura).

A presente bolsa de estudo visa contribuir para custear, entre outras, as despesas de alojamento, alimentação, transporte, material escolar e propinas, respeitantes à frequência dos 3º e 4º anos de qualquer Faculdade de Medicina do ensino público em Portugal.

A bolsa de estudo será conferida com base em critérios de natureza económica (o rendimento do agregado familiar do estudante) e académica (o aproveitamento escolar mínimo do estudante).

A bolsa de estudo só é atribuída a estudante natural e residente nos distritos de Aveiro ou Viseu.

A presente bolsa de estudo terá um montante máximo atribuível de 5.000 € (cinco mil euros).

Tramitação e calendário

1. A divulgação da informação relativa à bolsa será feita durante o mês de Novembro através da página internet do Lions Clube de Águeda ( http://e-clubhouse.org/sites/agueda ) .

2. O processo de candidatura e de renovação da bolsa, cuja apresentação deve ser feita até ao dia 10 de Dezembro via CTT para a sede do Lions Clube de Águeda sita na Rua da Escola Central de Sargentos, nº 16 – 1ºA, Sala E, em Águeda,  ou via e-mail (agueda@lionsclubes.pt ),  e deverá ser instruído com os seguintes documentos:

a)  Carta de candidatura dirigida ao Presidente da Direção do Lions Clube de Águeda;

b) Fotocópia do Bilhete de Identidade/Cartão de Cidadão do candidato e dos responsáveis parentais;

c) Fotocópia do Cartão de Contribuinte/Cartão de Cidadão do candidato e dos responsáveis parentais;

d)  Certificado de matrícula no ano lectivo a que se reporta a atribuição de bolsa;

e)  Documento comprovativo da classificação de frequência do ano transacto.

f)  Atestado de residência.

g)  Declaração de IRS do agregado familiar ou do próprio, se for caso disso, referente ao ano fiscal anterior.

3. A ordenação e selecção dos candidatos terá lugar nos 15 (quinze) dias posteriores ao termo do prazo estabelecido no n.º 2.

4. Sem prejuízo da divulgação feita nos termos do n.º 1 deste artigo, os estudantes a quem tiver sido atribuída a bolsa serão notificados por email.

Pagamento

O pagamento da bolsa será efectuado pelo Lions Clube de Águeda, mensalmente, no último dia útil de cada mês escolar, por transferência bancária para a conta do bolseiro, durante 10 (dez) meses, compreendidos entre Outubro e Julho, nos anos lectivos de 2015/2016 e 2016/2017.

Integração e lacunas

Os casos omissos, bem como as dúvidas suscitadas pela aplicação do presente Regulamento, serão objecto de decisão tomada pela Direção do Lions Clube de Águeda, não havendo lugar a recurso.

Controlo de bolsas

No final de cada semestre do ano lectivo, deve o bolseiro remeter ao Presidente da Direção do Lions Clube de Águeda um certificado com os resultados académicos verificados até à data.

Só serão mantidas bolsas aos alunos que obtenham aproveitamento escolar, ficando ao critério da Direção do Lions Clube de Águeda reavaliar a continuação de cada bolsa.

Os alunos que reprovem sem justificação atendível, desistam ou mudem para curso não abrangido, constituem-se na obrigação de devolver ao Lions Clube de Águeda as importâncias recebidas a título de bolsa de estudo.

No final do ano lectivo 2015/2016, o bolseiro deve enviar carta ou email para o Presidente da Direção do Lions Clube de Águeda, com a antecedência de 1 (um) mês do último exame, para informar da situação escolar.

Deve o bolseiro entregar ao Lions Clube de Águeda o trabalho final do curso e referir o Lions Clube de Águeda nos agradecimentos em Tese, Dissertação ou Trabalho Final.

O bolseiro fica obrigado a entregar o comprovativo de conclusão do grau académico a que se propôs no início da atribuição da bolsa, com carta de agradecimento ao Lions Clube de Águeda, na qual poderá expressar os benefícios que atingiu com a bolsa e os respectivos estudos, assim como, o enriquecimento pessoal, humano e cultural, alcançado durante o seu trajecto académico.

Notícias de Lions Clubs International
Connect with Us Online
Twitter